top of page

um dia normal

   “O rapaz entra em casa chutando a porta. Brigou na escola, apanhou do colega e ainda levou uma advertência da diretora; liga o som no último volume e atiça a fúria da irmã, que está ‘naqueles dias’. Ela rebate aos berros.

   A mãe, que deveria intervir, prefere trancar-se no quarto. Está sentindo ondas de calor; dormiu mal à noite e não suporta qualquer barulho. O marido que resolva ao chegar!

    Será que ele, parado num congestionamento e com a úlcera roendo-lhe as entranhas, vai chegar em casa com espírito apaziguador?”

Trecho adaptado da revista Globo Ciência.

Você sabe quem são os culpados?

 

São os hormônios (do grego hormon: excitar), são compostos orgânicos produzidos por células isoladas ou por glândulas endócrinas. Liberados no sangue, eles atuam como mensageiros químicos capazes de estimular ou inibir a atividade de um determinado órgão, denominado órgão-alvo.

 

Para conhecer mais, dirija-se à seção "Contextos". Lá você se deparará situações situações reais que refletem os conceitos sobre hormônios no organismo e no meio ambiente. Prosseguindo, com a seção "Questões" você se deparará com revisões e discussões sobre os contextos apresentados anteriormente. Na seção "Travessias" seus conhecimentos serão articulados de modo a refletir criticamente sobre os novos conceitos introduzidos entre os diferentes contextos. Ao articular e refletir sobre o conteúdo estudado, na seção “Mão na massa” você será convidado a buscar mais conhecimento sobre o tema.

Juliana Alves dos Prazeres

 

juliana.alpraz@outlook.com

see-pe-secretaria-de-educacao-do-estado-

Prof. José Antônio Bezerra

j.antoniobezerra@gmail.com

Prof.ª Kátia Aquino

aquino@ufpe.br

bottom of page