top of page

thammy miranda e a mudança de  identidade

                                                                

O filho da cantora Gretchen, Thammy Miranda, assumiu-se homossexual no ano de 2006 e posteriormente transexual masculino em 2014. Após se assumir homossexual, Thammy cortou seus então longos cabelos e passou a usar roupas masculinas. Em declaração, sua mãe afirmou que, desde pequena, Thammy tinha preferências por roupas masculinas, detestava bonecas e saias. Desde que começou a fazer uso de hormônios masculinos, Thammy Miranda ganhou pelos no peito, uma voz menos feminina e até barba no rosto. Mas um dos efeitos colaterais do tratamento pode ser notado nas últimas aparições, pois passou a perder os cabelos aparecendo entradas proeminentes. Não se incomodando com a perda de cabelo, Thammy afirma não fazer nada para reverter à calvície e não se incomodar em nada. No fim de 2014, Thammy submeteu-se a uma cirurgia para retirada dos seios. Posteriormente, deu entrada na justiça para realizar a troca do gênero em seus documentos.

Indivíduos transgêneros são pessoas que, por todas as características biológicas conhecidas, são do sexo masculino ou feminino, mas se sentem como um membro do sexo oposto. O desconforto que sofrem é chamado de disforia de gênero —  estado emocional em que rejeitam o próprio corpo. Com o objetivo de amenizar as características físicas biológicas e desenvolver as do sexo com que se identificam, muitas pessoas transexuais procuram terapia hormonal e solicitam cirurgias de mudança de sexo.

Nas mulheres transexuais, os hormônios usados são o estrogênio e a progesterona, além de outros que diminuam a produção de testosterona, que evidencia as principais características masculinas. Assim, há a diminuição da massa muscular, da oleosidade, da libido, da ereção, da produção de esperma, do crescimento de pelo corporal e facial. Em contrapartida, ganham aspectos femininos, como a redistribuição da gordura corporal, suavização da pele, crescimento mamário e fim da perda de cabelo, que leva à calvície típica masculina.

Já em relação aos homens transexual o tratamento envolve o uso da testosterona, que interrompe a menstruação e reforça o crescimento de pelos em áreas como barba, abdômen, pernas e tórax, além de redistribuir gorduras e mudar a voz.

Agora vamos falar sobre tratamentos. A terapia hormonal cruzada entre homens e mulheres pode incluir três tipos diferentes de medicamentos: estrogênio, progesterona e bloqueadores de testosterona.

Juliana Alves dos Prazeres

 

juliana.alpraz@outlook.com

see-pe-secretaria-de-educacao-do-estado-

Prof. José Antônio Bezerra

j.antoniobezerra@gmail.com

Prof.ª Kátia Aquino

aquino@ufpe.br

bottom of page