top of page

aspecto biológico

Secretados pelas glândulas do sistema endócrino, os hormônios são substâncias químicas responsáveis pelas atividades das diferentes partes do corpo. Sendo essenciais para quase todos os processos da vida, desde o seu crescimento e desenvolvimento ao seu metabolismo e paixões.

Existem mais de 80 hormônios humanos identificados, todos com papéis claramente diferentes. Quando liberados no sangue, agem apenas em um determinado tipo de célula, e por esse motivo elas são chamadas de células alvo. Os hormônios são mensageiros que levam instruções para as células do corpo, dizendo o que elas devem fazer. Nas células, estão os receptores, que são como “a caixa de correio” pela qual a mensagem chega.

 

Quando um hormônio atua em sua célula alvo específica, ele pode mudar a maneira como ela se comporta para fazê-la executar uma tarefa específica. Por exemplo, o hormônio adrenalina faz com que seu coração bata mais rápido, e o hormônio gastrina faz com que seu estômago secrete ácido gástrico ao comer certos alimentos.

Alguns hormônios são projetados para estimular a liberação de outros hormônios. Alguns exercem efeitos em todo o corpo, enquanto outros agem apenas em pequenas áreas localizadas do tecido. Alguns hormônios têm efeitos muito dramáticos, enquanto os efeitos de outros são mais sutis.

As principais glândulas produtoras de hormônios são:

Juliana Alves dos Prazeres

 

juliana.alpraz@outlook.com

see-pe-secretaria-de-educacao-do-estado-

Prof. José Antônio Bezerra

j.antoniobezerra@gmail.com

Prof.ª Kátia Aquino

aquino@ufpe.br

bottom of page